Dra. Nayara Araújo

Infecção de pele é algo comum, todos nós já enfrentamos em algum momento da vida o que nós chamamos muitas vezes de furúnculo, foliculite, abscesso, impetigo, entre outras. Todas essas infecções tem em comum serem causadas por uma bactéria chamadas cientificamente de Staphylococcus aureus.

Infecção de pele
Staphylococcus aureus
Bactéria Staphyloccus aureus

O Staphylococcus aureus é uma bactéria que mora normalmente na  nossa pele ou nas nossas vias nasais e em muitas da pessoas que são colonizadas por ela não causa nenhuma infecção. No entanto, quando a pele sofre alguma agressão, como por exemplo como cortes ou arranhões, essa bactéria pode penetrar no subcutâneo e causar infecções desde leves até a mais graves, a depender da profundidade.

infectologista

A Dra. Nayara Araújo é medica Infectologista especialista em atender pacientes com infecção de pele formada pela Universidade Federal do Espírito Santo e com mais de 12 anos de atuação como médica.

Atualmente é membro do Corpo Clínico do Hospital Evangélico de Vila Velha e do Hospital Santa Rita de Cássia onde atua como Infectologista e Controladora de Infecção Hospitalar.

Preza pelo atendimento humanizado em consultas que consigam atender as necessidades do paciente.

O que é o Staphylococcus aureus?

Essa bactéria chamada de Staphylococcus aureus é uma bactéria gram-positiva (que fica com a cor violeta quando colorida pela técnica de Gram) e que vive na pele e tecidos moles de até 30% das pessoas saudáveis. Em boa parte das pessoas ela é considerada apenas um colonizante, ou seja, vive na nossa pele sem causar dano, sem gerar infecção.

Porém quando ocorre uma lesão, uma agressão com ruptura da barreira subcutânea, essa bactéria pode penetrar em tecidos mais profundos e gerar um quadro de infecção de pele. Com lesão dos nossos tecidos e sintomas locais e sistêmicos.

Existem também algumas pessoas que apresentam o que podemos chamar  de “sensibilidade” a essa bactéria. Essas pessoas apresentam quadros repetidos de infecção de pele por essa bactéria. Apresentando o que chamamos de furunculose de repetição, e esse paciente tem a necessidade de realizar uma descolonização. Nessa descolonização é realizado um tratamento para eliminar esse microrganismo da nossa pele e assim evitar novos episódios de infecção.

Essa descolonização cutânea é um tratamento eficaz para furunculose de repetição e é prescrito por um médico infectologista.

Tipos de Infecções de pele por Staphylococcus aureus:

  • Furúnculos
  • Erisipela
  • Celulite
  • Impetigo
  • Foliculite

1. Furúnculos:

Os furúnculos, ou abcessos cutâneos é uma infecção de pele que se desenvolve ao redor de um folículo piloso ou glândula sebácea. Eles se iniciam como pequenos nódulos vermelhos e dolorosos, podendo se transformar em áreas maiores e cheias de pus. A drenagem do pus pode ser necessária em alguns casos.

Na maioria dos casos a aplicação de compressas mornas locais costuma ser eficaz em resolver o quadro. Podendo ser necessário associar um antibiótico para tratamento da bactéria.

Alguns pacientes apresentam vários episódios de furúnculos ao longo do tempo, o que chamamos de furunculose de repetição. Esses paciente apresentam alterações imunes, uma predisposição genética ou alguns hábitos  que os tornam mais susceptíveis a essa bactéria.

Esses casos precisam ser avaliados pelo médico infectologista que pode prescrever o tratamento com o antibiótico adequado e orientar a descolonização (erradicação) dessa bactéria com aplicação de pomada de mupirocina nasal e banho com solução antisséptica, para resolução do quadro.

2. Celulite

A celulite é nome que se dá a uma infecção de pele e partes moles que afeta as camadas mais profundas da pele. Ela é causada quando a bactéria Staphylococcus aureus penetra através da pele após um trauma ou por  lesões cutâneas. A pele afetada adquire  um tom mais avermelhado,  se torna quente e fica bastante dolorida.

Essa é uma infecção de maior gravidade e necessariamente precisa de avaliação médica e uso de antibióticos para tratamento.  A depender da localização, como acontece quando essa infecção acontece na face, é necessário avaliar até mesmo internação para tratamento com antibiótico venoso.

3. Erisipela 

Erisipela é nome que se dá para a infecção de pele bacteriana aguda que afeta as camadas mais superficiais da pele, mas pode se estender mais profundamente. Ela pode ser causada pelo Staphyloccocus aureus mas mais comumente é causada por  outra bactéria chamada Streptococcus pyogenes. Essas bactérias penetram na pele através de alguma ferida.

Essa infecção tem potencial de gravidade, especialmente em pessoas com fatores de risco como diabetes, doença vascular periférica, idade avançada, obesidade.

Esses pacientes precisam realizar tratamento com antibiótico, e essa indicação precisa ser avaliada por um médico especialista em infecção, para que a indicação seja adequada.

4. Impetigo

 O impetigo por sua vez é uma infecção de pele superificial,  mas que ocorre principalmente em crianças. Ele se manifesta como bolhas, feridas que evoluem com a formação de que de crostas amareladas.

Essa doença é altamente contagiosa e se espalha através do contado direto com a pele ou superfícies contaminadas, podendo se espalhar facilmente em escolas e creches.

5. Foliculite

 A foliculite é uma infecção de pele que acomete os folículos pilosos (pêlos) resultando em pequenas pústulas ou espinhas inflamadas ao redor dos folículos. É uma infecção que é classicamente leve, que costuma se resolver por conta própria, mas em alguns casos pode progredir para lesões mais graves que são os furunculos dos quais falamos no tópico anterior.

Fatores de risco para Infecção de pele:

Diversos fatores podem aumentar a probabilidade de infecções pelo Staphylococcus aureus:

  • Presença de lesões na pele: um corte, arranhão ou ferida aberta facilitam a entrada da bactéria através da pele;
  • Contato com superfícies contaminadas: compartilhamento de toalhas, roupas e outros objetos pessoais;
  • Imunidade baixa: pessoas com condições que enfraquecem o sistema imunológico, como diabetes ou HIV, estão mais propensas a essas  infecções.
  • Atividades esportivas de contato:  prática de esportes que envolvem contato físico aumenta o risco de infecção por meio de lesões e contato com superfícies compartilhadas.

Diagnóstico

O diagnóstico de uma infecção de pele por  Staphylococcus aureus é feito por um médico ao avaliar os sinais e sintomas durante a consulta . Em alguns casos pode ser  necessário coletar uma amostra do material infectado  e envio para análise laboratorial para identificar o perfil de sensibilidade da bactéria para otimizar o tratamento antibiótico.

Tratamento

O tratamento das infecções por Staphylococcus aureus ou por alguma outra bactéria de pele varia de acordo com o diagnóstico específico:

  • Antibióticos tópicos (pomadas):  usados para infecções superficiais, como impetigo ou foliculite leve.
  • Antibióticos orais ou intravenosos:  são necessários para infecções mais graves, como celulite ou erisipela.
  • Drenagem de abscessos: em infecções com formação de pus, como furúnculos, a drenagem pode ser necessária para acelerar a cura.
infecçoes de pele

A Dra Nayara Araújo é médica INFECTOLOGISTA e é especialista em tratar erisipela e todas as demais infecções de pele causadas pela bactéria Staphylococcus aureus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *